Seleção PEC-G 2013

Bolsa PROMISAES Edital 2013-3 - Clique aqui

ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES PEC-G INGRESSANTES EM 2014:

A matrícula deverá ser efetuada nos dias 25 e 26/02/2014 no Centro de Gestão Acadêmica da UFG, localizada no prédio da Reitoria da UFG no Campus Samambaia.

Início das aulas: 06/03/2013

Para os Estudantes PEC-G recém ingressos na UFG
REGRAS PARA SUA CHEGADA

-Todos os estudantes PEC-G devem informar a dada de chegada no Brasil/Goiânia pelo e-mail: leandroluis@ufg.br; (62) 3521-1466 / 1797

-Ao chegar à Universidade Federal de Goiás o estudante-convênio deve trazer os seguintes documentos:

*Carta de apresentação do estudante ao curso da UFG para o qual foi selecionado, emitida pela representação diplomática Brasileira no exterior;
*Declaração de compromisso em formulário do Ministério das Relações Exteriores;
*Termo de responsabilidade financeira;
*Passaporte-visto temporário IV;
*Certidão de nascimento;
*Histórico escolar e certificado de conclusão do curso equivalente ao ensino médio brasileiro.

-Todos os estudantes estrangeiros devem se registrar na Polícia Federal (órgão imigratório brasileiro) e fazer o documento C.P.F na Receita Federal.

Para a Polícia Federal será necessário:
1. cópia de todas as páginas do passaporte;
2. formulário de pedido de visto da embaixada/consulado do Brasil no exterior;
3. 02(duas) fotos (de frente) 3X4 coloridas (fundo branco) em papel fotográfico liso e brilhante
4. obter a GRU (guia de recolhimento da união) pela internet:
sítio PF (www.pf.gov.br) – clicar em GRU – depois GRU-FUNAPOL – clicar no item 3.(Pessoas entidades estrangeiras) – preencher dados – código da Receita STN (GO 011-6) e depois gerar guia.
-Registro de Estrangeiros.
-Carteira de Estrangeiro 1ª Via.

-Para a Receita Federal basta pagar uma taxa e apresentar passaporte em agência dos Correios. Após, ir até a agência da Receita Federal (rua 03, setor Oeste, atrás da Praça das Mães).

Poderá ser concedida, através do Programa Estudante- Convênio de Graduação (PEC-G), a admissão na UFG a estudantes de países que mantêm acordos culturais com o Brasil. Esses estudantes estarão isentos de qualquer taxa. O PEC-G é uma atividade de cooperação com os países em desenvolvimento, na formação de recursos humanos. É disciplinado por protocolo firmado entre o Departamento de Cooperação Científica e Tecnológica (DCT), do Ministério das Relações Exteriores, e a Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação.

Condições para o ingresso nessa modalidade:

• ter sido selecionado pela Embaixada do Brasil no seu país de origem;

• portar visto “temporário IV”; e

• ter o seu nome relacionado na notificação de matrícula dos estudantesconvênio selecionados para a UFG, encaminhada pela SESu/MEC.

O estudante-convênio deverá submeter-se aos compromissos perante a legislação brasileira e aos contidos no Protocolo do PEC-G, assim como às exigências regimentais e estatutárias da UFG.