História - Programa Idea

A Universidade Federal de Goiás, segundo o seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2018 – 2022, é responsável pela formação de profissionais de qualidade em todas as áreas do conhecimento.  Essa formação é fundamentada na problematização da realidade na qual os estudantes estão inseridos, na tomada de decisões com base no conhecimento, na perspectiva humanística, cientifica-tecnológica, artística, ética com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à população.

Com base nessas proposições o ensino assume um espaço central na formação dos futuros profissionais, assim como o papel do professor no processo ensino-aprendizagem.  A proposta metodológica e as práticas acadêmicas dos cursos da UFG serão fundamentais na formação de um profissional crítico, reflexivo, político, ético (PDI, 2018-2022).

Neste contexto em agosto de 2018, a PROGRAD criou a Comissão para o desenvolvimento do ensino criativo colaborativo e inovador (DECCI) que tem como objetivo socializar experiências e estratégias criativas, colaborativas e inovadoras para a melhoria do ensino na UFG. A Comissão é formada por docentes representantes das grandes áreas do conhecimento. O eixo norteador da DECCI é a proposição de momentos de reflexão, estudos, debates, atualização e aprimoramento em temas que possam auxiliar o docente na sua proposta metodológica e prática acadêmica.

As primeiras atividades realizadas no segundo semestre de 2018 foram oficinas que trataram dos seguintes temas: Ferramentas digitais como auxílio das metodologias ativas de aprendizagem; Projeto de Trabalho Transdisciplinar: pensar complexo metatemas e Team Based Learning – uma estratégia de ensino para grandes grupos. Em novembro de 2018 foi realizado o Simpósio do Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador com o tema: Por que pensar em um ensino criativo, colaborativo e inovador? Participaram do Simpósio professores convidados das Universidades Federais de Viçosa, Rio Grande do Norte e Goiás. Durante o Simpósio ocorreram grupos de trabalho, oficinas e exposição.

No primeiro semestre de 2019, a DECCI realizou 2 grandes ciclos de estudo. O Primeiro Ciclo de Estudos e Reflexões para o “Desenvolvimento do Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador” teve como eixo estruturador fundamentações “Da Metodologia Ativa a Participativa”. Cada ciclo foi organizado em três encontros presenciais que possibilitaram o estudo teórico do tema, relato de experiência e a avaliação da prática vivenciada, respectivamente.

O Segundo Ciclo de Estudos e Reflexões teve como tema central “Concepções e Currículos” .

A partir das avaliações das ações, foi desenvolvido uma minuta de resolução para Institucionalizar as ações a serem desenvolvidas, dando origem assim ao Programa Institucional para o Desenvolvimento do Processo Ensino-Aprendizagem denominado como IDEA.