Estágio Obrigatório

Atualizado em 10/03/20 09:32.

Orientações

O estágio, em ambas as modalidades, é componente da formação acadêmica, de caráter teórico-prático, que têm como objetivo principal proporcionar aos estudantes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao desenvolvimento de sua formação técnica, cultural, científica e pedagógica, com vistas ao exercício da profissão e da cidadania.

O Estágio Curricular Obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária deve ser especificada e é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Esta modalidade de estágio deve ser planejada, orientada, acompanhada e avaliada pelos professores da UFG, em conformidade com o PPC, regulamento de estágio de cada curso e plano de ensino, devendo contar com apoio do supervisor ou preceptor do local em que está sendo realizado.

O Regulamento Geral de Cursos de Graduação da UFG prevê a necessidade de celebração de termo de convênio entre a UFG e o campo de estágio. Desta forma, os estudantes do quadro discente da Instituição de Ensino podem realizar estágio apenas em empresas/órgãos que possuem convênio com a universidade. Confira aqui se a Concedente de estágio ou o Agente de Integração é conveniada(o) com a UFG.

Cabe salientar que o Plano de Atividades é anexado ao Termo de Compromisso de Estágio, no modelo disponibilizado pela UFG e, assim como o TCE, é de preenchimento obrigatório para iniciar o estágio. E, para prorrogação da vigência do contrato ou alteração de qualquer cláusula do TCE, é necessário entregar o Termo Aditivo.

A Coordenação de Estágio do Curso é a responsável pela assinatura desta modalidade de estágio e é sempre a última a assinar o Termo de Compromisso de Estágio e/ou o Termo Aditivo. Procure sua unidade acadêmica para se informar dos prazos e procedimentos requeridos para entrega da documentação assim como a assinatura da mesma.

Cabe ressaltar, dentro da modalidade de estágio obrigatório, a existência do Estágio Interprofissional no Campus Firminópolis. O Estágio Comunitário Interprofissional é realizado pelos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia no Campus Avançado de Firminópolis da UFG, com o objetivo de desenvolver ações de saúde no âmbito da Atenção Primária por meio do exercício interprofissional, visando à prática colaborativa, nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos. Os Convênios entre os municípios de Firminópolis, São Luís dos Montes Belos e a UFG, atualizados regularmente, garantem que os acadêmicos recebam apoio no transporte, hospedagem e alimentação no Campus Avançado de Firminópolis. A UFG também é responsável por parte dos recursos que viabilizam o funcionamento do campus, além de disponibilizar recursos humanos para administração e coordenação das atividades da integração ensino-serviço. Para saber mais, clique aqui.

Formulários

1. Alunos da UFG

A - Estágio Obrigatório realizado nas dependências da UFG
A.1 - Estágios Curriculares Obrigatórios realizados nas dependências da UFG