ICERE Alemanha

Professor da UFG estreita relações com instituições europeias

Getúlio Júnior (EMC) visitou instituições na Alemanha e França e destacou ações que podem contribuir para projetos na UFG

O professor da Escola Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), Getúlio Antero de Deus Júnior, participou no último mês de maio de diversas atividades na Alemanha e França. O docente é membro da equipe do Programa Capes/BRAFITEC (Brasil France Ingénieur Tecnologia) na UFG, um programa de intercâmbio que visa organizar parcerias na área de Engenharia entre o Brasil e a França. Um dos objetivos da missão ao exterior foi verificar a implementação do programa na cidade de Brest na França. Além de ministrar palestra, o professor visitou o câmpus e demais instalações da Télécom Bretagne, acompanhado da professora Valérie Burdin (Télécom Bretagne), Gabriel (estudante da EMC/UFG) e Maria Fernanda (Responsável Adjunta do Serviço de Relações Internacionais/Télécom Bretagne).

Getúlio Júnior participou ainda do International Conference on Environment and Renewable Energy (ICERE 2016) na cidade de Munique – Alemanha. O professor, que também é Coordenador de Comunicação do Museu Viver Engenharia da EMC/UFG, visitou ainda o Deusthches Museum, instituição que possui uma imensa diversidade de acervo nas seguintes áreas: Minas, Meio Ambiente, Oceanografia, Navegação Marítima, Nano e Biotecnologia, Ferramentas e Máquinas, Novas Tecnologias, Minas, Fundição, Máquinas Elétricas, Metais, Energia Elétrica, Farmácia, História da Aviação, Tecnologias e Energia, Coleção da Academia, Hall da Fama, História do Museu, Física, Tecnologias de Vidros, Cerâmica, Papel, Brinquedos, Instrumentos Musicais, Matemática, Microeletrônica, Geodésica, Cronometria, Astronomia, Pesos e Medidas, Informática, Observatórios, Astronomia, Radio Amador, Cosmologia, Planetário, entre outras. Apesar do propósito doDeusthches Museum ser diferente da proposta do Museu de Ciências da UFG, o professor destaca que a experiência desta missão contribuirá de maneira muito expressiva na implementação desse museu e do Museu Viver Engenharia.

deustches-museum

Experimento físico no Deustches Museum em Munique - Alemanha

Internacionalização

Ao longo de sua história, os professores da EMC sempre se empenharam em realizar mestrados e doutorados em instituições estrangeiras, com o objetivo de incentivar não apenas uma internacionalização da pesquisa durante suas capacitações no exterior, mas também de buscar mudanças no ensino e na extensão, uma vez que os professores traziam muitas ideias novas para as salas de aulas da graduação.

Atualmente, o maior programa de intercâmbio de estudantes brasileiros no exterior, o Programa Ciências Sem Fronteiras, especialmente dos Cursos de Engenharia, tornou-se destaque no Brasil e na imprensa internacional. Centenas de estudantes dos Cursos de Engenharia da UFG participaram do Programa Ciências Sem Fronteiras desde a sua criação e muitos estudantes da EMC/UFG foram para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Portugal, dentre outros. É importante ressaltar que as metodologias ativas de ensino estão presentes no ensino de graduação na maioria dos países onde o Programa Ciências Sem Fronteiras é implementado. Dessa forma, isso acaba por promover a integração da pesquisa, do ensino e da extensão, refletida muitas vezes na forma como as disciplinas são oferecidas, bem como nas diversas atividades associadas disponíveis aos estudantes.

Outra conquista nesta área obtida pela EMC foi ter sido contemplada com o Projeto de Engenharia em Saúde (Projet Ingénierie et Santé) por meio da Cooperação Internacional para Formação de Engenheiros na Saúde (Coopération Internationale pour la Formation d’Ingénieurs en Santé) do Programa Capes/BRAFITEC. O projeto é coordenado pelo professor Rodrigo Pinto Lemos da EMC/UFG. Além da UFG, integram o projeto como instituições parceiras a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Institut Mines-Télecom (França), representado por: Mines Saint-Etienne; Télécom Bretagne; Mines Albi; e Télécom Physique Strasbourg.

claude-berrau-getulio-carlos-max,

Prof. Dr. Claude Berrau (Télécom Bretagne), Prof. Dr. Getúlio Júnior (EMC/UFG), Carlos e Max (estudantes brasileiros do programa de doutorado da Télécom Bretagne)

getulio-valerie-gustavo-marie

Prof. Dr. Getúlio Júnior (EMC/UFG), Profa. Dra. Valérie Burdin (Télécom Bretagne), Gustavo (estudante da EMC/UFG) e Sra. Maria Fernanda (Responsável Adjunta do Serviço de Relações Internacionais/Télécom Bretagne)