IME

Inscrição para o teste de conhecimento básico em Matemática - IME

Caros Estudantes,

1 - Considerando o número expressivo de reprovações na disciplina Cálculo 1 e em disciplinas equivalentes, informamos que será ofertada a disciplina de Matemática Básica para estudantes de graduação da UFG, observando as seguintes condições:

a. Os alunos deverão realizar um teste de verificação de conhecimentos básicos em matemática, a ser realizado no dia 11 de agosto de 2014, segunda-feira, às 16h, nas salas 2 e 3 do Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia. Os alunos deverão se inscrever para esse teste no período de 24 de julho a 06 de agosto de 2014, na página da Prograd (www.prograd.ufg.br);

b. Se o aluno obtiver aproveitamento inferior a 50% no teste de verificação, será recomendado que ele curse a disciplina de Matemática Básica, como núcleo livre, com carga horária de 64 horas, com a seguinte ementa: frações, equações do primeiro e segundo graus, inequações, potências, representação geométrica, funções elementares (linear, potência, módulo, racionais, seno e cosseno);

c. Se o aluno obtiver pelo menos 50% de aproveitamento no teste de verificação poderá cursar a disciplina Cálculo 1B ou Cálculo 1C, de acordo com a demanda;

d. Cada turma deverá ter, no máximo, 40 alunos matriculados;

e. Quanto ao desenvolvimento e metodologia adotada nessas turmas a proposta da comissão prevê:

I. a cada quinze dias as aulas deverão contar com o auxílio de monitores,quando é prevista a entrega de exercícios, valendo 0,5 pontos da nota;

II. realização de testes quinzenais com consulta, valendo ponto extra para compor as notas das avaliações;

III. realização de três avaliações escritas sem consulta;

IV. exposição através de seminários para avaliar a compreensão e exposição dos exercícios resolvidos pelo aluno.

f. Sugestão de que os alunos estejam matriculados em, no máximo, seis disciplinas, para que haja tempo para a resolução de exercícios e tempo para frequência à monitoria.

2 - Destacamos que a inscrição no teste de verificação de conhecimentos não assegura vaga no Núcleo Livre Matemática Básica ou em qualquer turma de Cálculo 1 ou disciplina similar. A matrícula deve ser feita regularmente, no período previsto no calendário acadêmico, e é de inteira responsabilidade do aluno. Após a realização do teste, quando for o caso, será providenciado o remanejamento de turmas/disciplinas.

3 - Informamos, também que, no planejamento para o segundo semestre, estão previstas duas turmas para Matemática Básica e uma de Cálculo 1 para os estudantes que se submeteram ao teste de verificação de conhecimentos,  podendo esse número ser ampliado, a depender da demanda e de acordo com a disponibilidade dos docentes do IME e o planejamento acadêmico.

4 - Estamos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Faça sua inscrição aqui

Prof. Luiz Mello de Almeida Neto